TCM Transportes

Cross Docking: O que é e como funciona?

O setor de logística é uma parte crucial para o sucesso empresarial.

Ter uma boa estratégia de logística para realizar a administração do seu estoque é uma maneira inteligente de maximizar a eficiência do setor.

Se você ainda não tem uma solução para seus problemas de gerenciamento de estoque, fique até o final do artigo e conheça o Cross Docking. Boa leitura!

O que é o Cross Docking?

Para armazenar uma mercadoria fora das dependências do CNPJ proprietário desta carga, o remetente (o proprietário ou o seu fornecedor direto) precisa gerar uma NF de simples remessa (transferência de estoque) para o operador logístico (o terceiro), que irá receber essa mercadoria para ser armazenada.

O operador logístico precisa dar entrada deste estoque através desta NF. Assim, está configurada a armazenagem externa.

Quando a empresa proprietária da mercadoria for movimentar este produto para outro local, por exemplo, vendê-la para o seu cliente, ela deverá emitir uma NF de venda. Em contrapartida, o operador logístico deverá enviar uma NF de devolução de remessa descrevendo o número da nota de simples remessa que ela recebeu no ato do início da estocagem.

Para evitar qualquer defasagem ou problemas de estoque é ideal que você ache uma solução prática, econômica e funcional. Ainda mais, quando o processo de estocagem com terceiros se mostra muito burocrático e complicado.

O Cross Docking pode ser essa solução. Esse conceito procura simplificar o processo de estocagem e transporte das mercadorias, fazendo com que a carga não fique estocada, e sim, em trânsito.

Trata-se de uma passagem por um local de transbordo de carga, ou seja, sair de um “modal” e ir para outro, isso é temporário.

A principal finalidade é possibilitar o transbordo de carga sem a necessidade de emitir outra Nota Fiscal, sem alterar o CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) da NF de origem.

Essa operação, também serve para dar legitimidade às apólices de seguro de carga em transporte, cortando a necessidade de contratação de seguro de armazenagem.  

Origem e como funciona o Cross Docking

A origem da expressão vem de um sistema no qual as mercadorias eram descarregadas do navio para galpões, onde passavam por esteiras automatizadas, que as ligavam diretamente a caminhões que fariam o transporte por regiões.

O sistema funciona de forma bem prática. Ao comprar o produto pelo site, ele acaba sendo enviado a um armazém ou local para distribuição de cargas, que fica responsável pela redistribuição do produto para o cliente que realizou a compra.

O Cross Docking é uma estratégia muito utilizada para reduzir custos, agilizar entregas e cortar a necessidade de um espaço para armazenamento.

Para essa estratégia funcionar com o máximo de resultados, ela precisa estar muito bem alinhada com o parceiro para garantir a qualidade do produto e prazo de entrega.

Portanto, a contratação de uma empresa especializada na área é imprescindível caso você opte pelo Cross Docking.

Esperamos que o conteúdo tenha sido interessante! Para acompanhar mais artigos sobre logística e transporte, fique ligado no blog da TCM Transportes. Obrigado pela leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *