Conheça 5 processos que estão mudando o segmento
As tendências em logística mudam de forma constante e estar por dentro de tudo que rola dentro do segmento é fundamental para sair na frente dos seus concorrentes.
Fique até o final deste artigo para conhecer mais sobre 5 tendências em logística que são referências esse ano. Boa leitura!
Altos custos da cadeia logística
Essa tendência em logística já acontece há um tempo. Os preços dos insumos na cadeia logística não tendem a diminuir, pelo contrário, só vão aumentar. Por isso, tenha uma atenção maior na sua eficiência operacional em todas as etapas do Supply Chain.
Revisão estratégica do Supply Chain
A pandemia da Covid-19 fez com que a crença da produção na hora perdesse um pouco a força. O fechamento de plantas e locais de distribuição, além de aumento nos custos logísticos, está fazendo com que as empresas revejam o estoque de segurança e o posicionamento demográfico dos seus fornecedores, ampliando as parcerias locais.
Investimento em tecnologia, automação e gestão de riscos
Falhas em processos da cadeia de suprimento, gargalos e variações bruscas estão afetando cada vez mais a logística de empresas.
Esse ambiente de certeza está criando outra tendência em logística, gestão de ricos da cadeia de suprimento.
As empresas estão investindo em tecnologias avançadas para garantir a qualidade no processo logístico, com respostas rápidas aos imprevistos que podem acontecer em diferentes etapas desse processo.
Foco na sustentabilidade
A sustentabilidade empresarial é pauta em todos os segmentos da nossa sociedade. No setor logístico, a tendência é a preocupação com as mudanças climáticas e sustentabilidade na cadeia de suprimentos.
O foco precisa ser na eficiência e otimização da cadeia de suprimentos. A maximização do uso de combustível nas rotas, por exemplo, é uma das opções possíveis de contribuir com a sustentabilidade.
Cross Docking
Essa tendência em logística consiste em um sistema de distribuição com a presença de intermediários.
O sistema funciona de forma bem prática. Ao comprar o produto pelo site, ele acaba sendo enviado a um armazém ou local para distribuição de cargas, que fica responsável pela redistribuição do produto para o cliente que realizou a compra.
O Cross Docking é uma estratégia muito utilizada por e-commerces por reduzir custos, agilizar entregas e cortar a necessidade de um espaço para armazenamento dos produtos.
Contudo, essa estratégia precisa estar muito bem alinhada com o parceiro para garantir a qualidade do produto e prazo de entrega.
Esperamos que o conteúdo tenha sido interessante! Saia na frente dos concorrentes seguindo as tendências em logística.
Para acompanhar mais artigos sobre logística e transporte, fique ligado no blog da TCM Transportes.
Obrigado pela leitura.