TCM Transportes

Just in time: Como funciona na logística?

A logística proporciona diversas estratégias diferentes para que cada empresa trabalhe com o sistema que mais se encaixa ao seu perfil.

Se você ainda não conhecer o conceito de just in time na logística, fique até o final desse artigo para entender melhor o que significa. Boa leitura!

O que é e como funciona o just in time na logística?

O just in time na logística, também conhecido como JIT, é um conceito utilizado na gestão das ações empresariais no qual todas essas ações são realizadas “na hora certa”. Ou seja, compra, produção e transporte são feitos de acordo com a demanda da empresa.

O just in time na logística garante processos muito mais limpos e assertivos para empresas. Elas podem agir com seus estoques zerados, o que gera economia com os custos de armazenamento.

Dentro dos principais objetivos dessa estratégia logística, podemos destacar:

  • O estoque não fica parado – Com o just in time nenhum produto fica parado no estoque e custos com armazenamento são cortados;
  • Nível da operação – Todos as etapas dos processos logísticos são melhoradas, seja no transporte ou fabricação;
  • O desperdício é evitado – A superprodução de produtos para estocagem pode levar a um desperdício se a demanda não for tão grande quanto a produção.

O conceito just in time é efetivo em diversas áreas e qualquer tipo de empresa. Claro, que na logística, ele é muito utilizado na gestão de estoque.

Para realizar um bom processo just in time na logística da sua empresa você deve seguir alguns passos. Primeiro, a compra dos insumos necessários para a criação de seus produtos só deve acontecer quando necessário e entregues na hora que forem ser utilizados.

Após receber os insumos e criarem os produtos, eles já dever ser encaminhados para a entrega que foi feita por demanda. Assim, evitando que produtos sobrem e desperdícios aconteçam.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Se você precisa de um parceiro confiável para realizar suas estratégias de logística por demanda, conheça a TCM Transportes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *